Rifas da quermesse

10:22 / Publicada por Fabulastica /

No domingo fui à festa do Soutocico buscar o Pedro. Não ia entrar, mas já que estava estacionada, acabei por dar um saltinho só para ver como era.
Fui até à quermesse, o divertimento das festas de aldeia que eu gosto mais e que me traz mais recordações.
Tirei umas rifinhas e lá me calhou uns prémios, um vaso, um copo e uns incensos. Mas a parte melhor da quermesse é o desembrulhar das rifas; é desembrulhar mesmo até ao fim do papel e estar lá um número e um carimbo...
Lembro-me quando era pequena, ia com os meus pais à festa da Ordem até à quermesse digna de uma loja, com prémios muito bons: jarras de vidro, pássaros em gaiolas e até uma bicicleta, que toda gente tentava ganhar. Faziam-se apostas em qual das meninas das rifas estava o prémio da bicicleta. Normalmente íamos àquelas que nos davam rifas à sucapa ou que fechavam os olhos quando nós queríamos 20 e tirávamos 25.
Eu lá desembrulhava algumas e os meus pais outras, mas a magia acontecia quando o meu pai garantia que a rifa que ele tinha na mão tinha prémio. Ele soprava-lhe, como um gesto de mágica e quando eu a abria, ela tinha sempre prémio. Achava aquilo fantástico!
Depois dávamos as rifas ao meu avô, que era a pessoa que procurava o prémio correspondente, com um ar muito compenetrado e profissional. Lá nos calhava umas bacias e uns vasos muito feios, mas íamos todos contentes para casa e eu ainda mais porque pensava que o meu pai era mágico.
Ainda hoje tenho o vício de embrulhar papéis pequenos em forma de rifa, relembrando as noites no campismo de Monte Gordo que passávamos a enrolar papel sem prémio para a festa em Setembro.

Etiquetas:

2 pessoas comentaram:

Anónimo on 07 agosto, 2008 12:22

Fantástico....
Aqui só para nós... lol... quando eu era pequenita adorava trabalhar na quermesse da minha terrinha :)
eheheh...
Adorava aquilo... Faziamos quermesses que pareciam autênticas lojas todas fashion.. lol.. e na altura de as vender era a tal história... fechavamos os olhos e as pessoas tiravam carradas de rifas a mais... eheheh...
Beijokas ***

Anónimo on 01 setembro, 2008 15:13

Jarras de vidro e pássaros em gaiolas, prémios muito bons?! Só se fosse naquela altura porque agora só playstation e telemóveis é que movem as crianças. Lol

Enviar um comentário