Bolonha? Não obrigada...

12:36 / Publicada por Fabulastica /

Caro visitante.
É do conhecimento geral que o pagamento das propinas sempre foi um assunto sensível aos alunos e às instituições académicas.Este ano, na minha escola (Escola Superior de Educação de Leiria), pertencente ao Instituto Politécnico de Leiria, os alunos que frequentaram o 3º ano em 2006/2007 e que supostamente transitavam agora para o 4º ano, foram "apanhados" pelo ano de Transição de Bolonha. E o que é que está a acontecer: estes alunos são obrigados a fazer até 15 ECTS para terem o grau de licenciatura, enquanto a lei diz que têm que ter 180 ECTS para serem licenciados. A questão é que os alunos nesta situação já têm os 180 ECTS realizados nos 3 anos anteriores, mas a escola arranjou forma de fazermos até mais 15. Isso traduz-se em:
1- O horário deste aluno do tem cerca de 3 cadeiras (3 cadeiras são sensivelmente 15 ECTS), e a escola não nos deixa fazer mais cadeiras.
2- As horas destas 3 cadeiras são em dias diferentes, o que deixa imensos períodos livres que o aluno também não pode aproveitar para arranjar um emprego ou ter uma ocupação onde lhe exijam um horário de 8 horas diárias.
3- O valor da propina (872,10 €) é um exagero face à quantidade de cadeiras a realizar num semestre. Isto é: a escola obriga-nos a pagar as prestações das propinas até Junho, enquanto teremos aulas até sensivelmente Janeiro. Que situação ridícula! Vou pagar uma coisa da qual não estou a usurfruir?!
4- O aluno que quisesse frequentar o antigo currículo, sem estar ao abrigo do Processo de Bolonha, não pode. É obrigado a fazer o novo currículo.
5- Se o aluno tem que fazer até 15 ECTS e supostamente já é licenciado porque tem os 180 ECTS, porque é que isso não equivale a um início de mestrado? Ou uma pós-graduação? Sendo assim, já tem mais formação (e mais ECTS) do que os alunos que irão sair no ano lectivo seguinte.
Qual é o objectivo deste post? É que o comuniquem para todos os vossos colegas que frequentem o ensino superior e que estejam a passar situações semelhantes ou iguais, porque farta de "encher choriços" andamos muitos de nós. É uma vergonha pagar propinas por algo que não utilizamos. Comuniquem para Associações Académicas se tiverem conhecimentos, para orgãos de comunicação social, para quem acham que vai também enviar ou prestar atenção.
O Governo, ou as Instituições que nos têm "encostados à parede" esquecem-se das casas que os pais pagam onde os filhos estudam, das despesas alimentares, dos materiais, e do tempo que os filhos vão desperdiçar em casa "à espera" da próxima aula... Sem poderem fazer nada
Vamos deixar passar outra situação uma vez mais?
Saudações académicas para todos!

Etiquetas: ,

5 pessoas comentaram:

Anónimo on 27 setembro, 2007 16:39

oh mulher eu subscrevo e sublinho 50 milhões de vezes este post... isto de ser usado...ai senhores... apetece-me n sei o que!!! lol

beijinho

Lis

Anónimo on 30 setembro, 2007 20:31

Apenas nao concordo co n 4 em que dizes que "O aluno que quisesse frequentar o antigo currículo, sem estar ao abrigo do Processo de Bolonha, não pode. É obrigado a fazer o novo currículo".

O aluno pode, tinha era que ter feito todos os requerimentos necessários para isso ;) e teria que haver no minino 15 alunos a matricularem-se no 4 ano dessa turma e dispostos a pagar, no acto de matricula, a TOTALIDADE DA PROPINA :) isto sim é uma verdadeira xatice...

Comment by Ângela on 04 outubro, 2007 00:31

a pagar a totalidade da Propina e ter os 15 alunos!! Sim, porque se fossem 14... azar! Ou seja, o aluno estava também aí limitado.

Com tudo isto... já nem 15 ECTS nem porra nenhuma! Leva tudo o "canudinho" que é para estarem bem caladinhos... Enfim... Se eu soubesse o que sei hoje... txii

Anónimo on 04 outubro, 2007 23:09

sendo assim boa sorte pa quem quer ja sair licenciado... menos formacao nao compensa mas cada um sabe de si

Anónimo on 23 outubro, 2007 22:45

em relação ao "menos formação não compensa"... depende do que queres e se essa formação iria ter alguma coisa de benéfico para o futuro....
é preciso pensar... e se calhar muitas vezes é melhor seguir por outros caminhos!!
mas "cada um sabe de si"!!!
Lis

Enviar um comentário