Nostalgia

15:37 / Publicada por Fabulastica /

Às vezes vêm-me coisas à cabeça, flashes, memórias, gostos da minha infância que nem lembram ao diabo.


No outro dia, a minha mãe estava a fazer arroz doce e eu tinha acabado de chegar da praia e o tacho onde o arroz tinha sido cozido estava com restos... Aiaiai... Que perdição! Dos maiores prazeres é rapar os tachos dos bolos com o salazar, seja arroz doce, claras em castelo com acúcar, ou a massa dos bolos. Até a massa das merendeiras do dia do Pão por Deus eu adoro comer, antes de terem os frutos secos misturados, claro. Chegava ao ponto de tirar um bocadinho de massa para fazer umas só para mim. A pièce de resistance disto tudo é a parte em que molhamos as merendeiras com a gema de um ovo, bem, aí dá vontade de levar tudo à boca.



Enfim, estava eu aqui a pensar em comida quando me lembrei de uma coisa que me dava muita fome quando eu era mais nova, e que fique frisado que eu era uma "piscazita" e não comia de nada, ainda hoje sou uma esquisita. Bem, o que me fazia mesmo água na boca eram os livros d' "Os Cinco". Eu já estranhava porque é que os livros (que eram da minha mãe) estavam cheios de migalhas entre as páginas, alguns até tinham pratas de "pais-natais" de chocolate cuidadosamente esticadas. Depois descobri. É que os garotos do livro passavam a vida a comer e faziam fome a quem os lia. Quando iam atrás de um ladrão, passar num túnel secreto ou para a ilha da Zé, a Ana fazia lanches que pareciam banquetes: eram tartes de framboesa, empadas de carne, tortilha de laranja, pêssego enlatado (que eu ainda hoje devoro), eu sei lá, aquilo eram descrições de página do que é que eles iriam comer ao almoço e ao jantar... Claro que dava fome!

Deve ter sido aí que ganhei o péssimo hábito de ir comer para a cama, mas era irresistível!


Livros que eu também adorava era o "Enciclopédia Brown", um puto de 11 anos que desvendava casos na terrinha dele. O míudo era um craneo e eu ficava chateada de nunca saber a solução dos mistérios sem ir ver às soluções.

Agora estou me a lembrar de umas séries que davam na televisão (Macgyver, Beverly Hills, Rua Sésamo...) mas fica para outro post. Vou comer, que me deu a fome... ;)

Etiquetas: , ,

2 pessoas comentaram:

Anónimo on 17 julho, 2008 12:35

Bem, comer na cama nunca comi mas li muito os livros de "Uma aventura", banda desenhada e uns livros de que não me lembro o nome mas que nós decidimos o próprio destino da personagem saltando de página a página.

Comment by Doroni Hilgenberg on 26 abril, 2011 04:13

É, o tempo a passar e as recordações a surgir nos trazem bons momentos. Um dos primeiros liovros que ganhei de minha mãe foi "Ben Hur". Nossa, eu me perdia naquele amaranhado de intrigase complexidade. Só mais tarde e depois de muitas relidas e que fui entender a história por completo. Mas a leitura fascina. bjs

Enviar um comentário