Esculturas hiper-realistas de Ron Mueck

22:52 / Publicada por Fabulastica /




Australiano, nascido em Melbourne em 1958, Ron Mueck (pronuncia-se muique) cresceu vendo os pais construírem brinquedos. Da infância à adolescência desenvolveu habilidade manual e criativa.
Passou a criar bonecos em tamanhos vários para publicidade. Além dos bonecos sempre que havia necessidade de se ter uma réplica de um objeto em escala menor ou maior, Mueck era requisitado. Os que o procuravam sabiam que as réplicas criadas por ele eram perfeitas. As figuras não deviam nada aos hiper-realistas norte-americanos Duane Hanson e John de Andrea.
Em 1996, a sogra, a artista anglo- portuguesa Paula Rêgo, radicada em Londres desde os anos 50, pediu-lhe que esculpisse para ela um Pinóquio. Serviria de modelo para uma pintura das que apresentaria na Hayward Gallery, na exposição denominada Spellbound. Foi Pinóquio quem abriu o caminho da fama e da fortuna para Mueck. Charles Saatchi, o super poderoso empresário, publicitário e colecionador, ao ver Pinóquio no atelier de Paula Rêgo, encomendou quatro outras esculturas para a exposição Sensation: Young British Artist from the Saatchi Collection a ser apresentada na Royal Academy of Arts em Londres em Dezembro de 1997.
Mueck, ao contrário dos gregos e romanos, foge dos padrões estéticos por eles criados. Não respeita e ignora as proporções que tanto uns como outros cultivavam. As sete cabeças e meia, o padrão ideal, para ele não significam nada. Reduzir, ampliar, são os verbos que conjuga ao esculpir. As suas esculturas hiper-realistas em fibra de vidro, silicone, rezina acrílica, poliéster, onde quer que fossem expostas chamavam e chamam a atenção pelo realismo, pela verossimilhança e pelas dimensões. Enormes! Ou de reduzidas proporções.
A capacidade de Mueck de transformar as mais simples acções do dia-a-dia em instigantes obras de arte revela-nos uma nova postura em relação ao ver e ao fazer arte. A utilização de materiais mais dúcteis e leves faz parte dessa visão em que a escala é fundamental.

Etiquetas: ,

1 pessoas comentaram:

Anónimo on 20 novembro, 2009 05:21

ler todo o blog, muito bom

Enviar um comentário